CNA debate temas estruturantes do setor cafeeiro

A Comissão Nacional do Café da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) se reuniu, na sexta (5), para discutir temas estruturantes do setor
...
CNA - Confederação Nacional da Agricultura

Publicado em 08/08/2022

CNA, Setor Cafeeiro, Café Café - Foto: Assessoria
Na abertura do encontro, o presidente da Comissão, José Edgard Paiva, e o vice-presidente, Thiago Luiz Orletti, falaram sobre a importância da integração entre os estados para o avanço dos trabalhos em prol da defesa da cadeia produtiva.

Dentre os principais temas tratados na reunião, foi destacada a necessidade de fazer um diagnóstico do setor, incluindo um estudo detalhado das dimensões, potenciais e gargalos da cafeicultura.

“Precisamos conhecer as dificuldades e os avanços do setor cafeeiro de diferentes regiões para atuarmos em conjunto. Será por meio de um diagnóstico setorial que conseguiremos identificar os desafios com clareza e assertividade”, disse Paiva.

Outro tema estruturante discutido foi o desenvolvimento de um modelo de seguro rural adequado a necessidade e realidade da cafeicultura. Para a Comissão, é necessário adequar os produtos que oferecem proteção à cafeicultura, de modo a promover a ampliação do número de apólices, tornando o seguro para a cafeicultura mais acessível ao pequeno produtor.

“Diferentes opções de seguro e níveis de cobertura devem ser ofertados junto à contratação de financiamentos agrícolas, visando obter escala e melhores condições comerciais. Além disso, deve contemplar a garantia de produção e renda do produtor”, afirmou a assessora técnica Raquel Miranda.

Os integrantes da Comissão Nacional do Café também debateram a gestão de mercado e a venda futura. Ao final da reunião, Raquel apresentou o projeto Agregação de Valor para café diferenciados, que tem por objetivo dar visibilidade aos produtores, viabilizando o contrato comercial, encurtamento da cadeia produtiva e diversificação dos canais de comercialização.

O Projeto contará com uma Rodada de Negócios durante a Semana Internacional do Café, que será realizada em novembro. Produtores de todo o país podem se inscrever gratuitamente para a Rodada no link: cnabrasil.org.br/form-cafes-diferenciados-2022



O QUE VOCÊ ACHOU DESSA NOTÍCIA? DEIXE SEU COMENTÁRIO ABAIXO:

PALAVRAS-CHAVE: notícias agrícolas, portal rural news, notícias do agronegócio, portal de notícias, notícias do agro, agro o tempo todo, ruralnews, ruralnewsbr, portal de notícias de cascavel, portal de notícias do paraná, notícias do paraná, agro do paraná, cotações agropecuárias, CNA, Setor Cafeeiro, Café



Assine gratuitamente nossa NEWSLETTER
Receba diariamente um resumo de nossas principais notícias no seu email.
-->